16 junho 2008

Quentinho e macio

A minha melhor aquisição da última semana foi um edredon. Você aí na Bahia talvez me pergunte como um edredon pode ser a minha melhor aquisição. É, talvez não faça muito sentido em um lugar em que a temperatura máxima prevista para hoje é de, deixa eu ver no boletim do tempo, 29°C. Ah! Mas e a mínima? Hum...20°C. É, se eu estivesse aí na Bahia talvez nem lembrasse de que existem edredons.

O fato é que eu estou em Curitiba.

Levantei, olhei para fora: sem chuva, sem tempo nublado, promessa de um bonito dia de sol. Mas ao olhar mais atentamente para o gramado, ei! o que é aquele troço branco cobrindo toda a grama? Geada meu caros, gelo. A temperatura às seis da manhã? Um (eu disse UM) grau. Mas logo depois piorou um pouquinho e chegamos à marca de 0°C. Mas calma, vai esquentar durante o dia quando chegaremos à máxima de 13°C!
Foi aí que eu vi a importância do meu edredon, quentinho, macio, aconchegante. Mas como tudo o que é bom dura pouco tive que deixá-lo em casa e enfrentar sozinha o ar gelado de mais uma manhã curitibana.
Agora olho pela janela do escritório e vejo o céu cian, nem um nuvenzinha e o sol, ah o sol que nos aquece o corpo e a alma. Invento de de ir lá fora e brrrrrrrrr. Frio. Com certeza ainda não alcançamos a máxima (eu já falei que serão incríveis treze graus?).
No final da tarde terei que sair daqui e enfrentar o frio novamente. Irei para casa, rezarei um pai-nosso e entrarei, corajosamente, embaixo do chuveiro. Tentarei me recuperar do trauma do banho vestindo 5 meias, 3 calças e 5 moletons. Mas o esforço valerá a pena pois me esperando na cama estará ele, meu edredon.

3 comentários:

Camila disse...

A minha melhor aquisição foi uma jaqueta descente para evitar os 5 moletons e a próxima será uma bota para evitar as 3 meias. Porém, não há nada melhor que um edredom quentinho e um travesseiro. Deixa eu parar de escrever se não vai dar vontade de ir dormir em casa...

Anônimo disse...

Eu tenho três considerações a fazer:
1. I don't want to stay here I want to go back to Bahia.

2. Enquanto eu praguejo contra o frio vocês fazem a cama na varanda.

3. O que é "cian"?

Kátia disse...

"Eu tenho andado tão só, quem me olha nem me vê. Silêncio em meu violão, nem eu mesmo sei porquê."

Engraçado que esta música eu tinha que cantar na escola no primeiro ano que vim para cá mas ao invés da Bahia, eu queria voltar para São Paulo.

Cian foi uma coisa útil/inútil que eu aprendi nas aulas de Educação Artística (cores primárias, secundárias, etc) Sabe esses dias que está bem frio e à tarde você vê aquele céu bem azul sem nenhuma nuvem? Aquele tom de azul é o cian.