04 abril 2008

Me dá um dinheirinho?

Daniel Starrason (Flickr)

Já não bastasse receber SPAMS no meu email pessoal hoje também recebi um no email corporativo. Não é a primeira vez que recebo mas este chamou minha atenção. O texto começava assim:

A BENÇÃO CHEGOU!!! QUER SER FINANCEIRAMENTE ABENÇOADO?

Então abra o seu coração! Este é um meio que o Deus Provedor trouxe para você prosperar.

A partir daí vem uma emocionante narrativa sobre como o remetente da mensagem havia conseguido saldar uma dívida de R$ 35.000,00 em cartões de crédito e ainda comprar uma bela casa para si e sua família e tudo isso graças à união dos internautas que, num gesto de caridade suprema, haviam feito vários depósitos em sua conta bancária. E tudo isso se realizou, é claro, com uma ajudinha do Deus Provedor (isso não soa um pouco ambiguo?).
Não me aprofundei muito nas explicações mas acontece basicamente assim:

No fim da mensagem existe uma lista com o nome de 6 pessoas e suas respectivas contas bancárias. Tudo que você tem a fazer é tirar da carteira R$ 12,00 e depositar R$ 2,00 em cada uma dessas contas. Feito isso você deverá enviar a mesma mensagem que recebeu para outras 6 pessoas incluindo seu próprio nome no fim da lista com sua respectiva conta bancária. O texto sugere que sejam amigos, parentes, vizinhos. Eu sugiro que sejam seus inimigos, sua sogra, aquele professor FDP que só sabe te ferrar... Importantíssimo! Antes de enviar as mensagens não esqueça de fazer uma oração para o Deus Provedor, isso ajuda muito. E agora é só esperar o dinheiro brotar na sua conta.

Se os seus amigos, a quem você enviou as mensagens, forem tão caridosos como você eles certamente agirão da mesma forma e olha só! Criarão uma PIRÂMIDE Sagrada alicerçada nos mandamentos do Deus Provedor.

É claro que se você possuir uma lista de contatos bem extensa você poderá mandar suas mensagens não para 6 mas para 60, 120, 180, 240 pessoas! E todas elas, obedientes e temerosas ao Deus Provedor, irão depositar, cada uma, os abençoados 2 reais nas contas indicadas. Como alguém que, após ler isso, ainda ousa dizer que não existe solidariedade neste mundo?

Tenho algumas dúvidas:

A pessoa que recebe e repassa uma mensagem dessas depositou antes o dinheiro? Se depositou, será que ela acha que receberá algo e fica o dia todo monitorando seu saldo? Ou será que é tão trouxa a ponto de se achar tão esperta e pensar: vou fingir que deposito mas só vou repassar para ver se dá certo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu fico com a segunda opção. Quem repassa corrente quer ver se dá certo mesmo.

Se mandassem isso pra mim cairiam do cavalo. Sou muito mão-de-vaca para tirar R$ 2 do meu bolso.