27 agosto 2006

Vamos aprender dança do ventre?

Nossa!!! Faz tempo que eu não apareço por aqui! Resolvi escrever um pouquinho pro meu blog não se sentir abandonado (tá, agora falei igual à Anita, vulgo Ana). Deixa eu lembrar dos últimos acontecimentos...Ah! sim! Sábado da semana passada fui a um churrasco com o pessoal que conheço do Orkut. Tudibão!!! Tinha até narguile. E por falar em narguile, sexta à noite fui no Baba Salim. Na verdade já tinha ido lá outras duas vezes quando tive a oportunidade de ser introduzida ao maravilhoso mundo dos narguiles (o de maçã é o que mais tem saída, porém não deixem de experimentar o de melão também) mas nunca tinha tido a oportunidade de assistir à apresentação de dança do ventre. Simplesmente muito boa! Aliás, tudo ali é muito bom. Na primeira dança a bailarina se apresentou com uma espécie de espada, tipo aqueles do desenho do Aladim. Vou dizer uma coisa, que habilidade! Estou freguesa já, do lugar. É um ambiente bem aconchegante mas, principalmente de terça e sexta, que são os dias da apresentação, é bom ligar reservando mesa pois o lugar é bem pequeno. O mais legal é que durante a dança a bailarina vai tirando a platéia pra dançar. Tem uns que já são de casa e dançam muito bem, já outros...não sabem o que fazer. Dessa vez eu escapei mas acho que não deve ser tão traumatizante assim, treinarei um pouco em casa. E a comida! Bom, não provei, ainda, nenhum daqueles pratos com nomes esquisitos mas digo uma coisa : não deixem de experimentar a pizza de lá, sem comparação.
Estou cada vez mais apaixonada pela cultura desses povos do oriente. São pessoas que valorizam suas origens e suas tradições mesmo morando tão longe de suas terras. Queria que os brasileiros fossem assim também. Deu-me até uma inveja pois tentei lembrar se aqui na minha família, aqui onde moro, ou onde nasci, existe isso, comida, dança ou costumes trazidos dos meus ancestrais e infelizmente não consegui achar nada assim, tão marcante. Bom, é claro que devem existir tradições e costumes, tipicamente brasileiros (ah, lembrei agora da feijoada e da caipirinha) mas o problema é que está plantado em nós a idéia de que tudo que vem de fora é melhor e se for escrito em inglês, melhor ainda. Nossas tradições vão sendo pouco a pouco deixadas de lado e acabam não sendo passadas adiante, o que é uma pena.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você: a pizza é maravilhosa, e o narguile também (só conheço o de maçã)! Pena que perdi a dança...
Quanto a questão cultural, acho que temos muitas tradições, mas às vezes nem percebemos. Deixa eu tentar explicar:
A maioria de nós acorda cedo e come pão com margarina e toma café com leite no café da manhã. Comemos arroz e feijão praticamnete todos os dias da nossa vida.
Tomamos banho (há exceções) no mínimo uma vez por dia, faça o frio que fizer.
Enfim, acredito que isso tudo (não me lembro de outo exemplo)seja tipicamente brasileiro, talvez até mais que caipirinha e feijoada!

Kátia disse...

É Cris, acho que não percebemos o quanto temos de cultura própria pois vivemos isso todos os dias. Quando vamos pra lugares distantes é que começamos a lembrar com mais força de todas essas coisas e a valorizá-las mais.

Cami disse...

É, concordo com a Cris, mas sinto falta de seguir as tradições dos ancestrais da minha família. A tradição foi deixada d lado a muito tempo e a única coisa q restou foram os pratos típicos... q triste...

Anônimo disse...

Guria, sábado à noite eu fui com meu namo no Swadisht, um restaurante indiano perto da minha casa. Na verdade não tem danças lá, mas a comida é ótima - e a pimenta também! Hahahahaha =D
Sempre gostei destas coisas exoticamente diferentes (um dia ainda aprendo mandarim!). Portanto, se quiseres uma companhia pra conhecer estas coisas é só me chamar! ;)

Amei teu blog!
Se quiser, passa lá no meu depois: http://flucka.spaces.live.com
:*

Anita disse...

Abandonastes o blog???

Felipe disse...

Também sinto saudade dos deliciosos posts que por aqui escreves.