07 agosto 2006

Atendendo a pedidos...

Para não decepcionar uma leitora fiel (coisa raríssima num mundo em que a oferta de blogs chega a ser quase igual à procura) resolvi fazer um resumo da minha primeira semana de aulas. Para aqueles menos informados estou no segundo período do curso de letras-inglês na UFPR. Pois bem, tenho 3 novos professores nas matérias de Lingüística, Lingua Portuguesa e Estudos Clássicos. Devo confessar que até agora ainda me pergunto se os lingüistas "batem bem" da cabeça, mas o pior é que por alguns instantes toda aquela loucura me parece perfeitamente coerente. Estarei ficando louca também? Em lingua portuguesa a coisa está mais ou menos no mesmo pé que a lingüística, eu só espero sobreviver. Já em estudo clássicos tenho minhas dúvidas se deveria mesmo ter comemorado a mudança de professor mas terei que aguardar as cenas dos próximos capítulos. Na parte de Língua Inglesa (muitas vezes meu maior pesadelo) os professores são os mesmos. Uma coisa que eu notei foi que várias pessoas escolhem a língua inglesa mas depois de algumas aulas expressam o desejo de mudar para português. Realmente, aprender outra língua não é fácil e pior ainda aprender pra depois ensinar, como é meu caso. Mas nesse sábado começam minhas aulas no Celin e estou na expectativa que isso me ajude.

Mas deixando a faculdade de lado quero contar de um lugar que fui nesse domingo, o Planetário do Colégio Estadual do Paraná. Já é a minha terceira visita ao planetário, a primeira foi quando eu estudava na sexta-série do Bom Jesus (as famosas excursões de colégio), a segunda foi a uns dois anos atrás e a terceira foi ontem. O local é aberto ao público somente um domingo por mês e sempre com um assunto diferente. O de ontem foi "Identificando as Constelações". Esse planetário existe desde 1.978 e o professor José Manoel Luis da Silva, diretor do planetário e responsável pela apresentação, informou que o aparelho que reproduz nosso céu estrelado (com uma perfeição incrível que os "ohhhhsss" de admiração são inevitáveis) custou ao CEP na época por volta de 500 mil dólares e tinha uma vida útil prevista de 15 anos, mas já está com quase 30 anos! É um ótimo programa para sair da rotina de cinema-shopping, shopping-cinema. Ah! ia esquecendo, existe também um observatório que fica lá em Campo Magro e todo primeiro sábado do mês sai uma caravana do CEP até lá. Não custa nada mas tem que ter carro e pra mim ainda não dá (alguém disposto a me dar uma carona?).

ps.: o professor que faz as apresentações no planetário é o mesmo de quando eu fui com a excursão do Bom Jesus!

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora são 4 leitores...Me identifiquei com aquela parte que diz mais ou menos assim:"...algumas pessoas entram no inglês, depois querem mudar para português..." É, eu sou (ou acho que sou)uma dessas pessoas. Na verdade, eu fazia uma idéia absurdamente diferente do nosso curso, pensei que aprenderia gramática, as cores e o verbo to be. Ledo engano...Mas isso não quer dizer que me decepcionei, só estou com medo. Quanto aos novos professores...Bem, em Lingüística e Língua Portuguesa só houve uma inversão, ou seja, o tédio só mudou de disciplina. Quanto aos Estudos Clássicos (podem me zuar, eu não ligo), senti saudades do Jorge, dos heróis que gostam de pessoas, do sangue, dos cérebros explodindo e da carne humana com leite...
É assim que se comenta em um blog (é a primeira vez que o faço)? Eu só falei de mim e das minhas impressões.Acho que em vez de criar um pra mim, vou usar este aqui. Você aluga um espacinho, Kátia?!

Kátia disse...

Tudo bem Cris, eu alugo um espaço pra você. Depois acertamos o valor.

Anita disse...

Que coisa, tantos comentários sobre o tédio em matérias e professores que eu nem posso afirmar que existem, pq ainda não vi! Quanto à lingua inglesa, people, não vamos abandoná-la! Ela pode ser difícil, mas ainda ssim é divertida :)
E Kátia! Não sabia da existência do planetário do CEP, mas acho uma coisa muito interessante. Fui em um uma vez, em algum lugar de São Paulo e foi muito legal! Quem sabe um dia repito a dose por aqui!
Beijos e vê se passa lá no eu blog de vez em qdo :)