09 fevereiro 2008

Momento Madame


No meu aniversário do ano passado eu ganhei do meu namorado um vale para um Banho de Furô e uma sessão de Shiatsu. Na verdade eu esperava uma bolsa, um óculos, um perfume, chocolate talvez, mas não um vale como aquele. Pensei: o que vou fazer com isso? Não gosto de salões de beleza, não sou fã de lojas de cosméticos, e não aprecio clínicas de estética. Gosto de me arrumar sim mas não gosto de ter que fazer as mãos e ficar falando de novela, das últimas fofocas dos ricos e famosos ou de ver um bando de peruas desfilando na minha frente. Fora o dinheiro que é gasto em tudo isso. Mas como esse é um mal necessário eu faço um esforço de vez em quando. O presente era válido por um ano e o tempo foi passando, passando e eu finalmente marquei minha sessão (também tive uma ajuda do meu namorado que disse que se eu não usasse o presente do ano passado, não ganharia presente esse ano).

Liguei para o lugar e marquei um horário: quinta-feira, 31 de janeiro, 15:00. A sorte estava lançada. Logo após marcar, recebi uma ligação da Vivenda Águas Cristalinas (é esse o lugar) para responder um pequeno questionário que seria usado para preparar meu banho. A moça me perguntou idade, peso, altura, cor do cabelo, tipo de pele, estado emocional, etc. Então, no dia marcado, lá fui eu para meu banho de furô. Ao chegar fui recebida por uma moça bem simpática que me mostrou o meu “quarto”(não é um quarto de verdade pois tem uma banheira mas também não posso chamar de banheiro então fica sendo quarto mesmo). Eu fiquei nesse aqui:

Em japonês, Furô significa banheira. O banho de imersão é uma prática milenar japonesa e está longe de representar o simples ato de lavar o corpo com água, pois trata-se de um verdadeiro ritual de purificação. O Banho de Furô é utilizado terapeuticamente e combate o stress físico, mental e emocional.

A banheira estava bem cheia e a água bem quentinha e lá fiquei eu por meia hora, pensando na vida, no que eu estava fazendo ali e que, no final das contas, até que não era tão ruim.

Depois de meia hora uma moça bateu na porta e pediu que eu me preparasse para a sessão de shiatsu. Saí da banheira, me enxuguei e coloquei o roupão (imenso). Entrou então uma japonesa de nome Teresa (ela é massoterapeuta) e começou o shiatsu, primeiro de bruços e depois de barriga para cima . É muito bom pois a massagem relaxa todo o corpo. Quase dormi. Tinham alguns pontos do meu corpo onde ela fazia uma pressão a mais e até uns dois dias depois esses pontos estavam doloridos. Foi exatamente uma hora de shiatsu. No final até que eu gostei do meu presente e para quem gosta dessas técnicas alternativas, eu recomendo.



O Shiatsu (shi = dedo, atsu = pressão) consiste em uma técnica de massagem milenar oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e trabalha com a pressão dos dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), equilibrando assim sua energia vital. Segundo os orientais, existe no organismo uma energia vital dividida entre forças opostas complementares (Yin, Yang). Essa massagem, procura equilibrá-las, trazendo uma sensação de bem estar ao corpo. A técnica consiste numa compressão suave em vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo ). Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade da pessoa. O Shiatsu é extremamente recomendado para problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e uma infinidade de outros males. O Shiatsu é uma terapia preventiva, mas também pode ser usado como terapia complementar em certos tratamentos clínicos.
Fotos e dados retirados do site http://www.furoyugyo.com.br/ antigo endereço da Vivenda Águas Cristalinas

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem que eu gostaria de ganhar um presente desses!