04 setembro 2010

Destino: Buenos Aires - Dia 4 (parte A) : passeio cancelado, Jardín Botânico e gatos, muitos gatos

(Este post ficou bem extenso. Para facilitar a leitura resolvi dividí-lo em duas partes - A e B. Aqui vai a parte A.)

Como fiquei desde o começo do ano pesquisando, lendo e pensando nesta viagem eu já tinha em mente alguns lugares que  gostaria de visitar, além daqueles óbvios do tipo Obelisco e Casa Rosada. Um deles era o Temaiken, uma mistura de zoológico e parque ecológico, que fica fora de Buenos Aires. Para chegar até lá a linha de ônibus indicada é a do  semirrápido 60 que parte da Plaza Itália e deixa os visitantes na entrada do parque. Neste quarto dia de viagem saímos  cedo do apartamento, pegamos o metrô e chegamos até a praça. O problema é que não tínhamos moedas, item de primeira  necessidade no quesito transporte coletivo.

El colectivo

Explico: os colectivos (como são chamados os ônibus em BsAs) não têm cobrador e nem catracas, somente motorista. Quem  cobra a passagem é uma máquina de moedas posicionada logo após o assento do motorista. E sendo uma máquina de moedas  ela só aceita, moedas! Descobrimos isso em nosso segundo dia quando tentamos pegar um ônibus e pagar com cédulas ao  que o motorista apenas repetia “monedas, monedas!” Funciona assim, você entra no colectivo, diz para o motorista o  cruzamento mais próximo do lugar em que quer desembarcar e quantas pessoas são (no nosso caso a frase decorada para

voltar para o apartamento era “três hasta pena” ou “três pueyrredon com pena"). Ele então aperta uma maquininha que  fica no painel do colectivo e imediatamente o valor da viagem aparece no visor da maquina de moedas. Daí é só ir  colocando as moedas até alcançar o valor cobrado (o mesmo principio das máquinas de refrigerante). É devolvido troco  quando necessário e sai até um minirrecibo.

Trocamos algumas moedas na bilheteria do metrô mas precisávamos de mais pois não sabíamos o valor exato da passagem.  Tentamos então uma banca de revistas e um kiosco, sem sucesso: eles não trocaram nem um peso sequer e nos indicaram o  banco. Fomos então até a agência do Banco de La Nación que fica próximo à Plaza Itália.

Plaza Itália e lá atrás a agência do Banco de La Nación Argentina

O Banco de La Nación merece um parêntese: sem caixas eletrônicos ou terminais de autosserviço, nesta agência que fui  só havia um caixa eletrônico na entrada. Também não havia detectores de metal e nem aquela irritante porta giratória  que te faz tirar quase toda a roupa. Como alerta, somente um recado grudado na parede “Desligue o celular”.  Inacreditavelmente em um canto, ao lado da porta de entrada, havia uma barraquinha onde uma mulher vendia água,  biscoito, chocolates e balas. Um camelô dentro da agência! As pessoas que trabalham no banco ficam atrás de longo balcão  de madeira e existe uma fila somente para a troca de moedas. Você entrega uma cédula de 20 pesos e recebe em troca um  saquinho já preparado com moedas de 1 peso. Estava explicado porque ninguém fora do banco trocava moedas.

Saindo do banco fomos procurar o ponto da linha 60. Depois de contornar toda a praça e entrar no ônibus errado (era 60  mas fazia outro trajeto, vai entender), achamos o ponto final, compramos os bilhetes (AR$ 6,50 por pessoa ida e volta)  e ficamos esperando o motorista aparecer. Quando entramos no ônibus eu tive uma leve desconfiança de que aquilo não ia  dar certo. Como este ônibus vai além dos limites de BsAs o veículo era um daqueles usados em viagens intermunicipais  (os chamados “ônibus de viagem”) mas na minha modesta opinião aquilo não deveria transitar nem dentro da cidade. Por  fora as laterais e as janelas eram todas cobertas com propagandas o que fazia com que o interior do ônibus, além de  ser sujo e abafado, ficasse escuro também. As poltronas eram todas velhas e gastas e alguns assentos estavam  quebrados. Um dos membros da nossa viagem,  que já não passa bem em viagens de ônibus, provavelmente não iria sobreviver às quase duas horas que separavam o  centro de BsAs do Temaiken. Enquanto decidíamos se continuávamos ou não, o ônibus se afastava do centro da cidade e,  antes que ficássemos no meio da estrada decidimos descer. Não seria dessa vez que conheceríamos o bioparque.

Voltando para a Plaza Itália decidimos fazer um passeio mais ameno: o Jardín Botânico.

São cinco mil espécies de plantas dos cinco continentes, agrupadas pelo local de origem em um terreno de 87 mil metros quadrados. Inaugurado em 1898, foi idealizado e desenhado pelo paisagistas francês Charles Thays. Há três estilos no jardim: o simétrico (de inspiração francesa), o paisagista (com estilo inglês) e o misto. Também há uma seção com a flora argentina, exibindo espécies típicas de cada província. Tem ainda jardim romano, escola de jardinagem e museu botânico. As incontáveis esculturas são de autoria de artistas locais. (Guia O Melhor de Buenos Aires - Editora Abril)

Algumas partes do local estavam em reforma com a construção de novos caminhos entre os canteiros, mas isso não tirou a beleza do lugar. Quando se está lá dentro nem parece que estamos cercados de prédios e ruas movimentadas tamanha a tranquilidade do lugar. As poucas pessoas que se animaram a dar uma caminhada naquela manhã gelada tentavam se aquecer um pouco descansando sob o sol, sentadas nos bancos espalhados pelo jardim.

Além dos canteiros e estufas com plantas das mais diferentes espécies, também enfeitam o local inúmeras estátuas. Algumas delas são reproduções de obras famosas.

Outra coisa que não falta por lá são gatos. Eu nunca havia visto tantos gatos em um só local. E eles são abusados. Basta você sentar em um dos bancos para que um apareça, vá ganhando sua confiança até se instalar no seu colo.

Já era meio-dia quando deixamos o Jardín Botânico e fomos procurar um restaurante.