17 fevereiro 2009

Caindo fora da folia



Eu devia ter uns cinco ou seis anos. Meu tio sentado na soleira da porta e eu, em pé atrás dele, vasculhando sua imensa cabeleira black power tentando livrá-la de alguns punhados de confete ali  depositados. Essa é a lembrança mais antiga que tenho sobre o carnaval. Nunca fui a um baile ou a um desfile e posso garantir com quase cem por cento de certeza que vocês nunca me verão vestida em um abadá correndo atrás de um trio elétrico. Quando criança eu tinha uma pontinha de vontade de participar de um baile, mas não por causa da dança ou das marchinhas, o que eu queria mesmo era me fantasiar de odalisca. Mas eu cresci e a vontade de sair por aí como uma nova versão de Jeanne é o gênio ficou para trás. Não vou dizer que odeio carnaval pois estaria mentindo: eu adoro ficar do sábado até a quarta-feira de cinzas à toa, sem ter que me preocupar com trabalho ou escola, mas minha simpatia por esta festa pagã vai só até aí. Tenho pena daquelas pessoas que, como eu, não simpatizam com a data mas moram em zonas críticas como Rio de Janeiro, Salvador ou Recife. Eu fui agraciada com o privilégio de morar em Curitiba (a capital ecológica onde tudo pode acontecer, menos o carnaval). Aqui não tem trio elétrico ou bloco carnavalesco. A cidade fica tão silenciosa que dá pra ouvir até os pássaros. Embora reze a lenda que em algum lugar no centro da cidade, nas noites de carnaval aconteçam desfiles de escolas de samba, nunca conheci alguém que tenha desfilado ou pelo menos assistido a um desses desfiles. Até ano passado essa história de que os moradores de Curitiba não gostam de carnaval era um tipo de lenda urbana, mas isso foi mais que comprovado com uma pesquisa divulgada esta semana: 

"Quem já desconfiava que curitibano não gosta de carnaval agora pode ter certeza. Sondagem do instituto Paraná Pesquisas confirma o que até agora era uma lenda urbana. De acordo com a pesquisa, 66,62% dos curitibanos não gostam de Carnaval contra apenas 33,38% que afirmam gostar da festa pagã. A mesma sondagem revela que ao contrário do que parece, 68,28% das pessoas que moram em Curitiba costumam passar o feriado da folia na cidade, contra 31,72%, que costumam viajar."


Fonte: http://www.bemparana.com.br  em 16/02/2009

Então se você não aguenta mais a batucada, a bagunça e os trios elétricos tocadores de axé e procura um lugar calmo para um retiro espiritual venha para Curitiba!



5 comentários:

Camila disse...

Enquanto o resto do país ainda acha que cair na folia é legal, os curitibanos descobriram as vantagens de ficar em casa durante o feriado e descansar. É por isso que eu gosto desta cidade.

Felipe disse...

Como pular Carnaval numa cidade onde as pessoas não falam com estranhos? =)

Anônimo disse...

Curitiba do final dos anos 70, eu morava na Rua Emiliano Perneta, bem no centro. Cursava meu primeiro ano de Psicologia na PUC/PR. Resolvi descer do prédio onde morava, movida pelo som de uma batucada desafinada que passava na rua em frente ao prédio. Uma imagem dantesca! Os curitibanos não sabem nem sequer trocar alguns passos de samba...! O que me valeu dessa pequena participação de uma festa tradiconalmente cultural-folclórica: conheci um amigo de Coronel Vivida que também estudava na PUC/PR, no curso de Direito. Hoje ele é um dos líderes do MST, por incrível que pareça...! E, apesar das diferenças, somos amigos até hoje!

Anônimo disse...

Quando eu era criança e morava no interior eu gostava de ir às matinês de carnaval... Adorava jogar confeti pro alto. Mas fui crescendo e perdendo o interesse.
Agora, mais do que falta de interesse eu tenho um certo ódio! Tudo graças a um (primeiro e último) carnaval que passei em Guaratuba, ao som da Guaratubanda!

Anônimo disse...

Já é difícil acreditar que em Curitiba tem escolas de Samba, mas hj eu descobri que não é só isso: Curitiba tem escolas de samba do grupo especial e do grupo de acesso!