25 agosto 2008

Passeio no shopping

Hoje fez um bonito dia de sol. Após o almoço saí para dar uma volta. Moro bem pertinho de um shopping mas raramente vou até lá: é caro e muito cheio e não tem nada de extraordinário. Mas acho que só eu penso assim pois se você parar uns cinco minutos próximo à entrada do shopping vai ver uma fila de carros entrando no estacionamento e mais um monte de gente vindo a pé. Lá dentro você é obrigado a andar desviando das outras pessoas. Tem fila para ir ao banheiro e é capaz até de sair no tapa para conseguir uma mesa na praça de alimentação. Isso sem falar do cinema que, mesmo cobrando preços que eu considero abusivos, tem filas que serpenteam diante da bilheteria tudo porque "se eu não assistir o Batman na semana de estréia serei um ser humano inferior". E o que tem de tão legal para fazer lá dentro? Não sei, só se as pessoas que o frequentam acham legal ficar com um bom dinheiro a menos no bolso. Um ingresso para o cinema custa R$ 16,00, pipoca mais refrigerante também, um lanche não sai por menos de R$ 15,00(e ainda estou sendo modesta). Se você tiver filhos então... Que tal então comprar uma calça? R$ 200,00 na promoção. Uma blusinha? R$ 150,00. Fácil, fácil você torra uns R$ 100,00 só em uma voltinha. Aí eu penso: ou sou só eu que ganho muito mal ou tem gente economizando uns três meses de salário só para desfilar um Domingo pelo shopping dando pinta de dono da cocada preta.


2 comentários:

Anônimo disse...

Na primeira e única vez que fui a esse shopping perto da sua casa, passei tanta raiva que prometi nunca mais voltar lá. Ficamos meia hora procurando um lugar para estacionar, enfrentamos uma fila quilométrica no cinema (com direito a um monte de adolescente fazendo algazarra), a lanchonete do cinema não aceita certos cartões de crédito - cobra o "olho da cara" por um cachorro quente minúsculo - e o preço das roupas é ridículo de caro.

Se for para se divertir no final de semana, é melhor ir a um parque ou algum outro lugar mais calmo e barato.

Felipe disse...

A Sociologia e a Psicologia explicam este comportamento pós-moderno de "consumir para ser". A Economia explica porque as coisas custam tão caro lá dentro (sendo o aluguel o seu maior componente) e por conseguir atrair público mesmo assim, os investimentos se justificam (gira na casa das centenas de milhares de reais o investimento inicial em uma loja destas). O público é estimulado a consumir da hora em que acorda até o final do dia. A prefeitura incentiva porque receberá os impostos sem precisar construir um banco sequer ou gastos com segurança (terá que arcar apenas com os custos iniciais de adaptação das ruas de acesso), sem falar que o bairro onde se instala um shopping deste tamanho tem os preços dos imóveis multiplicado. Sei que muitas das vezes que fomos ao Shopping foi por insistência minha (adoro ver filmes na estréia, =) ), mas aprendi contigo que podemos nos divertir em qualquer lugar.