24 julho 2007

A menina que roubava livros


Antigamente, quando eu tinha mais tempo e não era tão exigente (ou nada exigente), eu lia muito, muito mesmo. Infelizmente o trabalho, a faculdade, a internet, entre outros, foram fazendo com que eu lesse menos. Não sei dizer se isso é de todo ruim pois, tendo menos tempo para ler eu acabo lendo melhor, dando mais valor à história que está passando na frente dos meu olhos, traduzida na forma de palavras. Foi assim com O caçador de pipas, tinha que lê-lo por obrigação mas não foi sacrifício nenhum acompanhar a vida daqueles dois meninos nas ruas de Cabul. A história é tocante e isso virou, de certa forma, um pré requisito para mim. Só quero ler livros que me transmitam um significado maior, que ultrapasse as barreiras das suas páginas. Achei que levaria algum tempo até encontrar um livro que me emocionasse como O caçador de pipas até que li A menina que roubava livros. A história é verdadeira, nada de contos de fada, nada de reviravoltas mirabolantes, é simplesmente uma ótima história que consegue cativar quem a lê. Se olharmos a história de Liesel, a corajosa menina alemã, como um todo, veremos que ela não é nem um pouco feliz, na verdade é trágica mas é isso que a faz especial. Numa Alemanha dominada pelo nazismo onde todos temem o dia de amanhã, a menina se permite viver. Liesel mostra o que todos nós estamos cansados de saber: viva o dia do hoje, ele pode ser bom, ser ruim mas é o dia de hoje e tudo o que você vai carregar dele são suas lembranças, o cheiro de tinta misturado com cigarro e o som de um acordeon.

Um comentário:

Anita disse...

Comprei, mas guardei. Agora lendo seu post fiquei com vontade de tirar ele da estante :)
Volto pra comentar depois da leitura!