07 março 2008

Você não quer dar uma olhadinha?


Você mulher que trabalha fora com certeza já viu aquela sua colega de trabalho vindo até você toda sorridente com um simplório livrinho da Avon na mão perguntando como quem não quer nada se você não quer “alguma coisinha”. E aquela que nunca folheou o tal livrinho e não fez o pedido de um batom ou quem sabe um alongador de cílios que estavam em promoção pois era “a última vez no folheto” que atire o primeiro pote de creme anti-rugas. Parece que conheço a Avon desde sempre pois quando eu era pequena fui com a minha mãe a várias reuniões.


O esquema da reunião era o seguinte: uma vizinha cedia sua casa, preparava uns comes e bebes e convidava todas as outras vizinhas para irem até lá. Na hora combinada aparecia a vendedora da Avon para fazer uma demonstração dos produtos e tentar faturar algumas encomendas. A dona da casa, por ter servido de anfitriã e cedido o espaço, ganhava um brinde. Quanto mais encomendas fossem feitas, maior era este brinde. Particularmente eu gostava mais dos comes e bebes do que de qualquer outra coisa. Por ter lembranças tão remotas relacionadas à esta marca me perguntei: mas afinal de contas, quando foi que as vendedoras Avon começaram a se proliferar sobre a Terra? Eis a resposta:


“Em 1886, nos Estados Unidos, David McConnell resolveu mudar o rumo de seus negócios. Ele vendia livros de porta em porta, em Nova York, e distribuía frascos de perfume como brinde aos seus clientes. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo. Abriu a Califórnia Perfume Company e convidou Florence Albee para ser a primeira Revendedora Avon. Otimista com o modelo de venda direta, Ms. Albee convidou outras mulheres.


A mudança de nome só aconteceu em 1939, quando a atuação da empresa ampliou, ao atuar em outros estados americanos além da Califórnia. O nome Avon foi inspirado na cidade natal de William Shakespeare, Stratford-On-Avon – uma homenagem ao escritor que McConnell tanto admirava.”


Taí a culpada: Ms. Albee, a primeira vendedora Avon foi logo chamando as vizinhas e amigas para saírem batendo de porta em porta. Isso me lembra aquele filme, Edward Mãos de Tesoura, em que uma incansável vendedora Avon toca a campainha da casa onde vive Edward e solta um “Avon chama!” na esperança de conseguir vender algum produto para aquele personagem tão esquisito.

Concorrendo de certa forma com a Avon, temos também a Natura que começou como uma lojinha na Rua Oscar Freire, em São Paulo em 1969 e a partir de 1972 adotou a venda direta. Como a mulherada não é boba nem nada muitas vendedoras Avon são também consultoras Natura pois nesse ramo de venda direta vale tudo.


Mas uma outra marca, desta vez de utensilios para a cozinha, me fazia apreciar não só a comida como também a demonstração dos produtos em si. A famosa Tupperware também chamada de "tapevare" ou simplesmente "tapoé", também fazia vendas de porta em porta e reuniões super animadas. Uma dessas reuniões aconteceu lá em casa. Era um tal porta condimentos prá cá, pratinho de bolo prá lá e potes espalhados em todo lugar.


A Avon continua na ativa até hoje, firme e forte, sempre lançando algum produto novo. E eu que achava que a Tupperware não existia mais estava enganada pois esta semana não é que um livrinho da marca com as últimas novidades chegou até minhas mãos? Acho que o sucesso dessas empresas deve-se muito às famosas reuniões. Vamos combinar que pote e batom você compra em qualquer lugar mas uma tarde de comilança e risadas junto com suas amigas não são todos que podem oferecer.



2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou uma que não resisto às promoções da Avon. Se você olhar no meu guarda-roupa, garanto que encontrará 90% de produtos dessa empresa.

Unknown disse...

Agora que sou rica gosto mais da Natura...