21 janeiro 2009

Sabedoria pré-adolescente

Era uma conversa corriqueira em que minha mãe brincava com meu irmão dizendo: "Não quero saber de cunhada tão cedo pois você é muito novo para casar." Eis que de um canto da sala surge o seguinte diálogo:

meu filho: "Mas tem é que casar cedo mesmo."

eu: "Por quê?"

meu filho: "Porque se alguém casa tarde e depois de dez anos se separa já vai estar *muito velho para casar novamente. Agora, se você casar bem cedo quando se separar ainda vai estar novo e será mais fácil casar de novo."


* na verdade aqui ele usou a palavra "acabado" ao invés de "muito velho". Qual imagem as crianças têm de pessoas com mais de quarenta?

2 comentários:

Anônimo disse...

Lilian disse...
Os adolescentes de hoje já convivem com a separação precoce de casais, por isso sabem elaborar críticas e análises sobre situações que, muitas vezes, nós, adultos, somo um tanto moralistas para ir mais a fundo a respeito. A geração adolescente do século XXI convive com a Falta de famílias ditas mononucleares e se torna mais forte para se posicionar frente às situações concretas de vida.

Camila disse...

Para eles não existe vida depois dos 40.